Porcupine Tree é uma banda de rock progressivo formada em Hertfordshire, Inglaterra, e é a banda de maior projeção de Steven Wilson. Deadwing mostra a mistura que Wilson é capaz de fazer - uma verdadeira loucura. O disco começou a ser gravado em 2004, foi concluído no final do mesmo ano e lançado no início de 2005, vendendo mais de 500 mil cópias.
A criatividade dos músicos é totalmente inquestionável! As letras e os instrumentais dialogam entre si, formando um vínculo inquebrável, trazendo o ouvinte a uma atmosfera completamente diferente do que havia antes. Wilson diz que a espontaneidade que tem é devida a ele ter seu estúdio em casa, e ele pondera que com um estúdio em casa, as pessoas fazem coisas que não fariam em outro estúdio.
De faixas leves como Lazarus e Mellotron Scratch a psicodelias como Open Car e Halo, nota-se a progressão não só da música, mas de conhecimentos da vida pessoal dos autores do disco. O hino Arriving Somewhere but not Here tem versos paranóicos sobre as reflexões universais que todos nos fazemos em certo ponto de nossas vidas. Ruídos macabros também são constantes no disco, materializando cada vez mais o conceito dele.
Por mais, é um disco que pode ser adorado por qualquer pessoa que queira explorá-lo, sem distinção de gêneros musicais.
Tracklist:
01. Deadwing
02. Shallow
03. Lazarus
04. Halo
05. Arriving Somewhere but not Here
06. Mellotron Scratch
07. Open Car
08. Start of Something Beautiful
09. Glass Arm Shattering