Com essa frase Jon Bon Jovi abre seu primeiro trabalho solo - Blaze of Glory - em 1990. Só me lembro de um outro lançamento no início da décade de 90 que tenha causado mais frisson do que este, Use Your Illusion I e II do Guns, em Setembro de 1991, quando fãs formaram filas na lojas de disco um dia antes que estes estivessem disponíveis.
Na época, os fãs do Bon Jovi ficaram preocupados com as "férias" que o Jon havia tirado da banda devido aos rumores de que ele estaria deixando a mesma para seguir carreira solo e com isso o Bon Jovi acabaria. A informação não passou de um susto que deixou os Bon Jovi maníacos em pânico e foi desmentida pelo próprio Jon, que inclusive, nos agradecimentos dedica o álbum a "Richie, Alec, Tico e Dave - ainda a pior banda nessa terra de Deus!"
A idéia de compor uma trilha veio do próprio Jon quando Emílio Estevez lhe pediu autorização para incluir "Wanted Dead or Alive" do Bon Jovi como música tema do Young Guns II. Ao invés de usar uma música já conhecida, Jon se propôs a compor uma trilha completamente inédita, inteiramente baseada no filme.
Young Guns II (Jovens Pistoleiros II) - traduzido aqui no Brasil como Jovens Demais para Morrer II - conta a história da perseguição do delegado Pat Garrett ao pistoleiro William H. Bonney "Billy The Kid" no velho oeste americano. A trama inicia com Billy (Emilio Estevez) em idade bem avançada contando sua história a um advogado para que este pudesse conseguir perdão para sua pena de morte junto ao Estado. O desenvolver da história mostra Pat, ex-pistoleiro do bando dos Justiceiros, como era conhecido o bando de Billy, o perseguindo pelo Estado do Novo México, após um acordo com os governantes que o livra da pena de morte e o transforma em delegado em troca da cabeça do ex-amigo. É neste tema que Jon basea a canção "Blood Money".
O longa é divertido e cheio de ação. Conta com as participações de Kiefer Sutherland como o professor "Doc Scurlok", Lou Diamond Phillips como o índio "Chavez" e Christian Slater como "Arkansas Dave Rudabaugh" entre outros. Ainda, Jon faz um pontinha de 5 segundos como um bandido que foge da prisão e daí veio o gostinho por Hollywood e vontade de virar astro do cinema!
Um dos melhores discos de trilha sonora original que já ouvi. O álbum emplacou vários hits dos quais a canção tema "Blaze of Glory" concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Canção de 1990, vencendo este último. E quem que na década de 90 não dançou nos bailes de debutante ao som de "Miracle" ou a aprendeu cantar nos cursinhos de Inglês ou pegou a tradução de sua letra na revista Bizz? Ainda, o videoclipe da canção tema foi um dos mais executados na MTV, perdendo apenas para More Than Words do Extreme.