Pearl Jam – Backspacer [2009]

2009 foi o ano dos lançamentos e de todo mundo que estava meio sumido aparecer. Não foi diferente com o Pearl Jam, que lançou o seu novo álbum de inéditas mais ou menos na mesma época que os “Circles” do Bon Jovi e do Creed.

Do mesmo produtor do álbum “Yield” (1998), Brendan O’brien, “Backspacer” foi lançado em Setembro de 2009, alcançando logo de cara o 1º lugar no Top 200 da Billboard e vendeu 350 mil cópias na primeira semana, sendo 275 mil nos dois primeiros dias; desta forma, vindo a ser mais bem sucedido que os álbuns mencionados acima. Apesar de que, em minha opinião, no que tange a Rock N’ Roll, o álbum do Creed é infinitamente melhor.





A faixa “The Fixer” concorreu como Melhor Música Rock na 52ª Edição do Grammy (2009), ocorrido no último dia 31/01/2010, estando no páreo com "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" - U2; "21 Guns" - Green Day; "Working On A Dream" - Bruce Springsteen e "Use Somebody" - Kings Of Leon, perdendo para esta última.

Este álbum traz um novo som, bem diferente do Grunge do início. Tá moderninho, sabe? A própria “The Fixer” é bem animada e contemporânea. Agrada muito aos meus ouvidos! Nem parece o Pearl Jam intimista de outrora! Quer vender? Tem que se adequar às tendências. E é isso que você pode esperar desse novo CD; totalmente adequado às tendências atuais.

A “tracklist” é aberta com “Gonna See My Friend”, seguida de “Got Some”; duas faixas que seguem o estilo pra frente de “The Fixer”. Seguindo a fórmula usual da maioria das bandas, o CD é equilibrado com faixas agitadas e as famosas baladas, nas quais podemos citar “Just Breath”, “Speed of Sound” e “The End” que encerra o álbum. Essas duas últimas são muito bonitas e são as que eu mais apreciei no álbum todo. Pra não dizer que não há nada da década de 90 nesse álbum, "Amongst The Waves" tem um riff que lembra as canções mais antigas.

Mas, na boa? Nem parece o Pearl Jam do álbum “Ten”; mas, como quem vive de passado é museu, o Pearl está aí com esse som moderno e diferente, caindo fora de vez da mesmice.

A banda de Seattle é umas das poucas do movimento Grunge a subsistir até hoje, apresentando trabalhos inéditos sem intervalos muito longos, fazendo shows ao redor do globo e mantendo o mesmo sucesso... pelo menos o de venda!

Conferi e gostei. Now it is up to you!

Eddie Vedder – guitarra e vocais
Stone Gossard – guitarra
Jeff Ament – contrabaixo
Mike McCread – guitarra
Matt Cameron – bateria e percussão

Faixas

01. Gonna See My Friend
02. Got Some
03. The Fixer
04. Johnny Guitar
05. Just Breathe
06. Amongst the Waves
07. Unthought Known
08. Supersonic
09. Speed of Sound
10. Force of Nature
11. The End

LINK EXCLUÍDO - Sorry!

LYN