Mitch Malloy - S/T [1992]


Como já disse em outro post aqui na Combe, Mitch Malloy atualmente é muito mais lembrado por ter sido o substituto de Sammy Hagar no Van Halen que por qualquer outra coisa. Mas ele passa tão despercebido no fim das contas, que até isso muita gente não sabe. O fato é que antes de Gary Cherone assumir o barco de vez, Mitch ensaiou músicas velhas e então novas com a banda e chegou a ser confirmado extra-oficialmente como o titular do microfone. Mais detalhes o próprio conta em detalhes nessa entrevista (em inglês). Mas a turma mais atenta no underground do Hard, sabe que o cara tem uma carreira consistente – embora não tão constante assim – na cena.

Depois de muito batalhar, trabalhando como vocalista de estúdio em álbuns de músicos como Desmond Child, Malloy teve sua grande chance em 1992. Para garantir a qualidade escalou um time de primeira para acompanhá-lo, com destaque para o baixista Hugh McDonald (Bon Jovi, Alice Cooper, Lita Ford), o baterista Mickey Curry (The Cult, Eric Martin, Paul Laine) e o guitarrista Michael Thompson (Doro, Don Dokken, Steve Perry). Com esse balaio de feras, só podemos esperar uma verdadeira pérola do Melodic Rock/AOR, daqueles discos que conquistam o ouvinte na primeira escutada e não sai mais da mente.

O grande hit do play, “Anything at All”, abre os trabalhos de maneira empolgante. Na época do lançamento, o clipe contou com boa execução na MTV, o que colaborou para que o álbum rapidamente atingisse a marca de cem mil cópias vendidas, número que surpreendeu a gravadora. A ótima “Mission of Love” vem na seqüência, abrindo espaço para a lindíssima balada “Nobody Wins in This War”, momento de sublime inspiração, para deixar o ouvinte estarrecido com a perfeição da melodia. “Over the Water” tem uma levada blueseira, enquanto “Problem Child” é um belo exemplo de como fazer um som acústico sem cair na melação excessiva. Digna de aplausos!

A oitentista “Stranded in the Middle of Nowhere” conta com teclados ditando o ritmo. Mas ela logo é ofuscada pela sensacional “Cowboy and the Ballerina”, com uma levada roqueira daquelas que faz até o mais troo dos troos chacoalhar o esqueleto, coisa de quem é craque em fazer som mesmo. Da mesma forma que “Our Love Will Never Die” vai fazer o cidadão acender o isqueiro e ficar balançando os braços erguidos de um lado pro outro. E o que é aquele coro no final? Simplesmente de chorar! “Forever” é feita para agitar, enquanto “Mirror, Mirror” encerra os trabalhos na maior calmaria.

Bom, como viram, citei todo o disco – “Musical Box” é apenas uma vinheta. Sendo assim, nem preciso falar que é ‘dever cívico’ de todo freqüentador da Combe baixar essa maravilha, certo? Até porque nem o próprio Mitch conseguiu repetir essa qualidade. Aliás, nem tentou, partiu em busca de outras sonoridades com o passar do tempo, mesmo mantendo suas raízes no estilo.

Mitch Malloy (vocals, guitars)
Michael Thompson (guitars)
Hugh McDonald (bass)
Mickey Curry (drums)
C. J. Watson (keyboards)

01. Anything at All
02. Mission of Love
03. Nobody Wins in This War
04. Over the Water
05. Problem Child
06. Stranded in the Middle of Nowhere
07. Music Box
08. Cowboy and the Ballerina
09. Our Love Will Never Die
10. Forever
11. Mirror, Mirror

60 MB
192 kbps

Download