Os Mutantes - O "A" e o "Z" [1992]

Bem, o post de hoje traz uma das maiores bandas (a maior e melhor, na minha opinião) de Rock da história do Brasil, que eu creio que dispensa apresentações, portanto, vamos falar apenas do disco, ok?!

No auge do LSD, Rita Lee deixa Os Mutantes, por não ter se adaptado muito bem ao novo estilo da banda, que foi, de vez, o Rock Progressivo, com músicas extremamente longas e cheias de arranjos complexos, formando um som diferente de tudo o que eles já tinham feito.

A principal inspiração de "O 'A' e o 'Z'" é uma: LSD. O disco foi inteiramente composto, gravado e produzido sob os efeitos dele, o que desagradou demais a gravadora Polydor, que além de engavetar o disco na época, ainda fez o favor de demitir a banda, e colocá-los quase que literalmente na merda.

Porém, em 1992, já esquecidos pela mídia, mas com muitos pedidos de volta por parte de vários fãs (dentre eles, o líder do Nirvana, Kurt Cobain), a Polygram resolve tirar este discão da gaveta, depois de vários e vários pedidos de Sérgio Dias, e lançá-lo oficialmente, o que fez com que os caras aparecessem de novo na mídia, com vários boatos de reunião da formação original, mas tudo isso era mentira, pois a única coisa que eles receberam, foi um convite do produtor Almir Chediak, para um disco de inéditas, que eles recusaram.

O disco é uma profunda viagem a tudo o que possa existir de mais psicodélico no mundo, com o som sendo conduzido por um órgão Hammond e pelo mellotron, contendo também letras sem o menor sentido, na maioria das vezes, o que deixa as músicas cada vez mais complexas e interessantes, e é assim que a genialidade de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias é comprovada, pelo simples motivo de dar uma vontade incrível de ouvir o álbum por muitas e muitas vezes, embora, à primeira ouvida, ele possa parecer chato.

Os destaques, por sua vez, ficam com as maravilhosas "O 'A' e o 'Z'", "Rolling Stone" e a épica "Hey Joe", que não, não tem relação alguma com a gravada por Jimi Hendrix. E, vale lembrar, que embora eu tenha feito esses destaques, a audição inteira do álbum é INDISPENSÁVEL, já que as músicas parecem conectar-se entre si.

Discão!!!

1. O "A" e o "Z"
2. Rolling Stone
3. Você Sabe
4. Hey Joe
5. Uma Pessoa Só
6. Ainda Vou Transar Com Você

Arnaldo Baptista - Vocais, mellotron, órgão Hammond, Clavinete, violoncelo
Sérgio Dias - Vocais, guitarra, violão de 12 cordas, cítara
Liminha - Baixo, violão
Dinho Leme - Bateria, tabla

Download (44MB ~ 128kbps)
Senha: http://combedoiommi.blogspot.com

Bruno Gonzalez