Fear Factory - Mechanize [2010]

A banda californiana de metal industrial Fear Factory volta em 2009 com várias surpresas, como a volta do guitarrista Dino Cazares (peça fundamental da banda, que saiu pouco antes das gravações de Archetype [2004]) e a inclusão de Gene Hoglan como batera oficial, que já deu lições de como espancar uma bateria em bandas como Death e Dark Angel. E é esse line-up, incluindo o excelente baixista Byron Stroud, ex-Strapping Young Lad e consolidado no Fear Factory desde 2003, que gravou Mechanize, programado para ser lançado só em 2010. E, caralho, que discaço.

A porradaria começa na primeira faixa, ''Mechanize'', onde já percebemos que Gene ''Machine'' Hoglan não está de brincadeira quando está usando duas baquetas - opa, terminou aí - essa canção peca do início ao fim pelo uso exagerado de distorções e efeitos ABSURDOS, principalmente na voz de Burton C. Bell que, infelizmente, acaba ficando em segundo plano; já o baixo, é a mesma coisa que tentar procurar Wally. A coisa melhora com ''Industrial Discipline'', onde o instrumental é mais limpo e podemos perceber a esfriada nítida nos vocais de Bell, mas ainda continuam furiosos e especialmente matadores quando ele canta daquele jeito mais sombrio - aí ele brilha como nunca. Dino Cazares é outro que merece medalha de ouro nessa canção, despejando riffs rápidos e certeiros.

Agora é a vez de ''Fear Campaign'' que, curiosamente, desde a primeira faixa até aqui parece que faz parte de uma progressão quase matemática: aqui a coisa engata de vez. O instrumental, os vocais e etc estão finalmente coesos com direito a viradas fenomenais de mr. Hoglan e o baixo furioso, apesar de ser um pouco apagado, de Byron Stroud. ''Powershifter'' é o verdadeiro Fear Factory, lá pelas tantas na época do maravilhoso Demanufacture [1995], porém, com o dobro de peso e rapidez, uma faixa absurda de tão boa. O headbang é praticamente involuntário aqui, airdrums idem, e sem dúvida, será uma canção incluída nos futuros setlists. O resto do disco é simplesmente perfeito, sem tirar, nem por. Para não fugir dos habituais destaques, ''Oxidizer'', ''Christploitation'' e o final de altíssima qualidade com ''Final Exit''.

Felizmente, a máquina do medo continua funcional lançando esse disco, que é agradável a gregos e troianos, fãs antigos e novos fãs, um novo diamante futurista.
Um ótimo download!

Tracklist:
01 - Mechanize
02 - Industrial Discipline
03 - Fear Campaign
04 - Powershifter
05 - Christploitation
06 - Oxidizer
07 - Controlled Demolition
08 - Designing The Enemy
09 - Metallic Division
10 - Final Exit

Line-up:
Burton C. Bell - Vocais
Dino Cazares - Guitarra
Byron Stroud - Baixo
Gene Hoglan - Bateria
Rhys Fulber - Samplers, teclados (Músico adicional)

Download: Fear Factory - Mechanize [2010]

By [blue] Alvaro Corpse [/blue] (Risos)