Def Leppard – Adrenalize [1992]

As duas razões principais que permitem vincular o Def Leppard à má sorte são, em primeiro lugar, o acidente de carro no qual o baterista Rick Allen perdeu o braço esquerdo; e em segundo lugar, a morte do guitarrista Steve Clark durante as sessões de gravação do álbum que escolhi para esta postagem especial de Ano Novo. Mas antes de voltarmos nossa atenção para “Adrenalize” (1992), vamos tentar entender o porquê de um desfecho tão trágico para a vida de um dos músicos mais talentosos que o Rock já viu.

Durante a turnê de “Hysteria” (1987), a banda entrou de cabeça no mundo das drogas e do álcool. Nessa onda Steve, que já bebia todas, até para lidar melhor com a vida na estrada, passou a recorrer à garrafa com mais freqüência. Vendo que a situação do guitarrista estava indo de mal a pior, e que isso comprometia o futuro da banda, Joe Elliott e companhia deram a Clark seis meses para largar o vício. Sentindo-se pressionado por seus colegas, o guitarrista chegou ao fundo do poço. Steve foi encontrado morto sozinho em sua casa em Londres vítima de uma combinação fatal de álcool e remédios tarja-preta. Ele tinha 30 anos.

Como arranjar um substituto para o “Riffmaster” não seria algo fácil de fazer, os quatro remanescentes resolveram gravar o próximo álbum por si sós. Foi aí que Phil Collen ganhou maior reconhecimento. O cara soube fazer tudo sozinho direitinho sem soar como uma tentativa de imitar o falecido Clark. E o resultado foi acima do esperado. Musicalmente “Adrenalize” é bem semelhante ao seu antecessor, mas como o clima dentro da banda era outro, percebe-se um amadurecimento nas letras, que novamente, foram em sua parte co-escritas pelo eterno sexto Leppard (aqui o quinto), Mutt Lange.

À época, “Adrenalize” vendeu mais de sete milhões de cópias em todo o mundo e emplacou seis de suas dez faixas nas paradas norte-americanas e mundiais, com destaque para a estrondosa “Let’s Get Rocked”, que atingiu o topo assim que o álbum foi lançado. Outros pontos altos ficam por conta das minhas prediletas, “Stand Up (Kick Love Into Motion)” e “Have You Ever Needed Someone So Bad”, que eu mesmo já cantarolei no ouvido de muita garotinha a fim de conquistá-la, hehe.

01. Let’s Get Rocked
02. Heaven Is
03. Make Love Like a Man
04. Tonight
05. White Lightning
06. Stand Up (Kick Love Into Motion)
07. Personal Property
08. Have You Ever Needed Someone So Bad
09. I Wanna Touch You
10. Tear It Down

Joe Elliott – Vocais; Backing Vocals
Phil Collen – Guitarra; Backing Vocals
Rick Savage – Baixo; Violão em “Tonight”; Backing Vocals
Rick Allen – Bateria; Backing Vocals

Músico adicional:
Phil “Crash” Nicholas – Teclados em “Stand Up (Kick Love Into Motion)

DOWNLOAD
103,93 MB ~ 320 kbps

мєαиѕтяєєт