Camisa de Vênus - Camisa de Vênus [1983]


Caralho hein, nem tinha nada do Camisa aqui, me vi obrigado a postar! E vou postar logo o mais clássico (e também o melhor), o debut de 1983.

Bom, o Camisa de Vênus é uma das mais famosas bandas de rock do Brasil, ficou famosa graças aos hits "Bete Morreu" e "Eu Não Matei Joana Dar'c", dois clássicos absolutos do rock brasileiro. Agora o que pouca gente sabe é que o Camisa pode ser considerado como um dos percussores do punk no Brasil (!).

O que me leva a dizer isso? Bom, primeiro, analisem o visual dos caras ali na capa, que lembra muito o dos punks londrinos. Segundo, a atitude dos caras (pra época, óbvio), era espantosa, isso a começar pelo nome, sem falar que o Camisa de Vênus foi a primeira banda de rock brasileira (até aonde eu sei) a falar palavrões nas músicas. Por mais que isso seja clichê hoje em dia, na época deu uma polêmica enorme, sem falar que os caras vieram da Bahia e, criticavam fortemente a música de lá e os ídolos da MPB (Marcelo Nova defendia apenas os artistas "undergronds" da MPB e Raul Seixas, com quem gravaria um disco mais tarde). Claro que hoje isso tudo pode parecer clichê, como já falei, mas vale lembrar que esse disco foi lançado há um pouco mais de 20 anos atrás, na época isso causava um puta impacto. E terceiro e último, e também o fator mais importante, é o som tosco que se apresenta nesse disco, que lembra muito o das bandas punks da "safra 77", sem falar de 2 "plágios" de bandas punks dessa época que encontramos no disco, um do Buzzcocks ("I Believe" - "O Adventista") e um do Undertones ("My Perfect Cousin" - "Meu Primo Zé").

Meus destaques ficam com a faixa de abertura "Passamos Por Isto" (Um chute no saco dos críticos musicais), "Metastase", a clássica "Bete Morreu", "Correndo Sem Parar", "O Adventista", "Dogmas Tecnofacistas" e a mais porrada do álbum, "Pronto Pro Suicídio". Discão!
Tracklist:

1. Passamos Por Isso
2. Metastase
3. Bete Morreu
4. Correndo Sem Parar
5. Negue
6. O Adventista
7. Dogmas Tecnofacistas
8. Homem Não Chora
9. Passatempo
10. Pronto Pro Suicídio
11. Meu Primo Zé

Download

Maurício Knevitz