Nine Inch Nails - The Downward Spiral [1994]

O Nine Inch Nails foi uma das bandas mais polêmicas e de maior sucesso da década de 90, liderada por Trent Reznor, a mente doentia e genial por trás do projeto, responsável por todas as composições e instrumentais, chamando sempre uma banda de apoio diferente para cada turnê. Por causa disso, a banda teve trocentas formações diferentes, com apenas Reznor permanecendo em todas.

"The Downward Spiral" pode ser considerado um dos lançamentos mais polêmicos da década passada, por conta de suas letras doentias, mas que expressavam todos os sentimentos de Reznor. O auge da polêmica que envolve o disco, aconteceu quando o single "Closer" saiu, com seu vídeo-clipe abolido pela MTV, no início, e com várias partes cortadas na versão que foi pro rádio. Culpa dos versos pornográficos da música, onde temos passagens como "You let me violate you/You let me desecrate you/You let me penetrate you/You let me complicate you" e o refrão "I wanna fuck you like an animal/I wanna feel you from the inside...", fora todos os outros palavrões e referências sexuais que a música faz. Seu vídeo-clipe foi muitíssimo editado, já que, quem o viu relata que era uma coisa simplesmente horrenda. Não que a versão editada não seja, porém, a original devia ser muito pior. Para quem quiser ver, é só clicar aqui. Coloquei a versão editada, já que a outra eu não encontrei.

Além de "Closer", outras faixas como "March Of The Pigs", "Piggy" e "Hurt" (mais tarde regravada pelo lendário Johnny Cash) fizeram bastante sucesso, e junto com "Closer", alcançaram posições bem elevadas nos rankings de música americanos e europeus.
O álbum também foi um imenso sucesso, sendo o mais bem sucedido da carreira de Reznor, chegando à 2ª posição do Top 200 da Billboard, além de ser lembrado por várias e várias outras revistas especializadas, como o ranking de 100 melhores discos da revista Spin, onde o álbum aparece como 25º colocado, além de ser lembrado pela revista Q como um dos 50 álbuns mais pesados da história e, claro, pela lendária revista Rolling Stone como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, além de ter conquistado fãs famosos, como Michael Jackson, Johnny Cash e Marilyn Manson, dentre outros.

O Rock Industrial influenciado pela psicodelia dos anos 70, misturando tudo isso com várias batidas eletrônicas e os temas polêmicos sobre niilismo, além de ser considerado como um álbum conceitual, onde o personagem principal é o próprio Reznor é a personagem de todas as passagens, que falam muito sobre a sua vida perturbada.

Enfim, caro amigo leitor, se você quer ouvir um disco absolutamente doentio e viajante, este aqui é um dos melhores para isso. E, se você não conhece, ou não tem afinidade com o estilo, não o subestime, pois este álbum mudará a sua cabeça para sempre.

1. Mr. Self Destruct
2. Piggy
3. Heresy
4. March Of The Pigs
5. Closer
6. Ruiner
7. The Becoming
8. I Do Not Want This
9. Big Man With A Gun
10. A Warm Place
11. Eraser
12. Reptile
13. The Downward Spiral
14. Hurt

Download (87MB ~ 160kbps)
Senha: http://combedoiommi.blogspot.com

Bruno Gonzalez