Paul McCartney - McCartney [1970]

Sir Paul McCartney sem dúvidas é um dos mais importantes artistas da história da música, sendo referência para vários artistas e estilos diferentes, agradando desde a sua tia-avó chata até o seu irmãozinho de 2 anos, de 8 à 80, do Evangélico ao Hare Krishna, e por aí vai... Essas são apenas algumas maneiras de falar sobre a sua grandiosidade no meio musical, mesmo com seus altos e baixos e suas chatisses, mas isso é assunto para a Van. [risos]

Todos sabem que nos Beatles, ele e John Lennon eram praticamente unha e carne na hora de compôr, mas que cada um tinha seus momentos individuais, assim como Lennon teve em sons como "Come Together" e "In My Life", McCartney teve sua glória com a inesquecível "Yesterday" e com a não menos importante "Let It Be", que também se tornou um grande hit dos Fab Four. Mas, depois disso tudo, o "sonho" acabou e os Beatles se separaram, por motivos que nunca vão ser descobertos com certeza, mas cada um seguiu o seu caminho e posso dizer, que depois de John Lennon, Paul McCartney teve a melhor carreira-solo dos três restantes, fazendo músicas bem ao estilo Pop e escrevendo letras maravilhosas, coisa que ele já sabia fazer muito bem nos Beatles, como já foi dito.

E é assim que ele lança seu primeiro disco solo, com ótimas músicas, beirando a perfeição e sendo completamente indispensável para qualquer amante de boa música, seja ela Rock 'N' Roll, Pop ou qualquer outra coisa, pois se tem uma coisa que podemos encontrar em todos os discos de Paul, é qualidade.
"McCartney" foi lançado em abril de 1970, na Inglaterra e Estados Unidos, sendo um imenso sucesso nos dois países graças a clássica canção "Maybe I'm Amazed", que se tornou uma de suas principais canções, sendo um imenso hit em todo o mundo. Embora "Maybe I'm Amazed" seja um dos principais hits de Paul, o disco em si não recebeu lá grandes elogios da imprensa, que o considerou cru e simples demais, praticamente sem efeitos de estúdio e sendo gravado num estilo bem "fundo de quintal", embora a produção seja ótima. Mesmo assim, o disco chegou à segunda posição na parada inglesa, e ganhou o carinho da maioria dos fãs, que o consideram como o melhor disco de sua carreira, justamente pelos pontos levantados anteriormente: A simplicidade do conjunto, sem melodias complexas e sem psicodelia alguma, que era o que os Beatles estavam fazendo nos últimos discos. Vale lembrar que todas as músicas deste disco foram gravadas quando Paul ainda estava com os Beatles, durante várias sessões do disco "Abbey Road", onde ele tocou todos os instrumentos sozinho, inclusive, fazendo "jams de um homem só", que é o que encontramos em várias músicas do álbum.

Enfim, acho que não vou destacar nada, pois o disco todo é maravilhoso e é considerado por mim como uma obra-de-arte, contendo só pérolas musicais, que Sir Paul McCartney sabia e ainda sabe fazer com louvor.

1. The Lovely Linda
2. That Would Be Something
3. Valentine Day
4. Every Night
5. Hot As Sun-Glasses
6. Junk
7. Man We Was Lonely
8. Oo You
9. Momma Miss America
10. Teddy Boy
11. Sing Along Junk
12. Maybe I'm Amazed
13. Kreen Akrore

Download (76,4MB ~ 320kbps)

Bruno Gonzalez