O Novela (não confundir com a banda de White Metal Novella) foi uma das melhores bandas japonesas do início dos anos 80, fazendo um Rock Progressivo muitíssimo interessante, na linha de bandas como Rush (nos tempos dos sintetizadores e tudo o mais) e Jethro Tull (sem a flauta, é claro), com melodias extremamente grudentas e marcantes, que renderam a banda o título de "Queen japonês" por parte dos fãs, embora as duas bandas não tenham tanta semelhança assim.
O que diferencia o Novela das outras bandas que eu citei, é a simplicidade, fazendo com que seu som, mesmo sendo bem progressivo, seja bem mais fácil de ouvir do que as outras bandas que estamos mais acostumados, conquistando a admiração até mesmo das pessoas que não gostam de Rock Progressivo (como eu). Podemos notar facilmente, ao ouvir o som, além das letras fortes em japonês (risos), uma grande presença de sintetizadores ensurdecedores, que acompanhado dos riffs simples, caracterizam a música do grupo e a deixam totalmente inconfundível.
Este disco de hoje, "La Songerie", é uma viagem total ao mundo progressivo, com algumas faixas longas, mas nem por isso cansativas, fazendo com que o sono não desperte no meio da audição e com que possamos ficar bêbados sem entrar em depressão, pois o som é bem animadinho, ao contrário de outras bandas do mesmo estilo, que pecavam ao colocar arranjos muito complexos em seu som.
O disco pode ser facilmente dividido em duas partes, sendo que na "primeira parte" do disco, as faixas "Illusion", "Night With No Name" e "Unbelievable Words", as três primeiras faixas do disco, respectivamente, são bem curtas, comparadas às faixas da "segunda parte", não passando nem dos 5 minutos de duração. Na "segunda parte", onde temos "Letticia", "The Boyhood - The Cliff" e "La Songerie", as três últimas faixas, respectivamente, já temos a média de 10 minutos de duração, aí sim, com viagem em cima de viagem.
Infelizmente, a banda não teve o reconhecimento que merecia fora do Japão, mas por lá, eles fizeram um baita sucesso, sendo lembrados por vários fãs até hoje, mesmo com mais de 20 anos desde o último disco que eles lançaram.
Enfim, esse som aqui, mesmo sendo bem progressivo, agradará à qualquer fã de Rock, seja qual estilo seja. Baixem já!
1. Illusion
2. Night With No Name
3. Unbelievable Words
4. Letticia
5. The Boyhood - The Cliff
6. La Songerie
Hisakatsu Igarashi - Vocais
Terutsugu Hirayama - Guitarra
Mototsugu Yamane - Guitarra
Toshio Egawa - Sintetizadores
Yoshiro Takahashi - Baixo
Eijiro Akita - Bateria, percussão
Download (41,3MB ~ 128kbps)
Bruno Gonzalez