O Firebird é uma sensacional banda inglesa que faz um som com características fortíssimas dos anos 70, trazendo um pouco de Hard Rock, Blues e Stoner, e até algumas guitarras funkeadas, de vez em quando. Mas o que torna essa banda tão interessante, é o fato dela ter sido fundada por 3 integrantes de bandas de metal extremo: O guitarrista Bill Steer (Carcass, Napalm Death), o baixista Leo Smee (Cathedral) e o baterista Ludwig Witt (Spiritual Beggars), com os 3 músicos mostrando uma grande versatilidade em vários sentidos, desde os vocais limpos de Bill Steer, até as letras, que são bem mais acessíveis do que as das respectivas bandas de origem dos integrantes.
O grupo surgiu em 1999, idealizado por Bill Steer, depois do Carcass ter terminado algum tempo antes, em 1995. Steer sempre foi fã de bandas setentistas e o grupo mostra influências fortíssimas de power-trios do final dos anos 60 também, soando como um Cream moderno, pois compartilha muitas das características principais dela, misturando-se à um Stoner Rock muito encontrado em bandas como Blue Cheer e Black Sabbath, e ainda, trazendo um pouco do Hard Rock de Led Zeppelin e Deep Purple. Ainda podemos encontrar grandes pegadas de Blues no disco, em algumas músicas bem melódicas. Sem dúvidas, uma sensacional mistura, que me chamou a atenção logo da primeira vez e fez com que eu me tornasse um grande fã dos caras.
"Deluxe" é o segundo disco da banda, e o melhor na minha opinião, pois ele é mais direto e menos psicodélico que o primeiro auto-intitulado, não contando tanto com a presença de teclados e gaita, fazendo com que o som fique bem mais pesado, comparado ao primeiro. Nessa pauleira toda, podemos notar facilmente o vocal carismático de Bill Steer, sendo daqueles bem "jogados", seguindo a linha dos vocalistas setentistas.
Chegando aos destaques, novamente repito o que sempre falo em todos os posts: A audição do disco inteiro é indispensável, porém, me sinto na obrigação de citar grandes sonzeiras como "Dirt Trap", "Hammer & Tongs", "Forsaken" e "Zoltana", trazendo muita pauleira para o ouvido alheio, e não posso me esquecer também da melódica, lenta e belíssima "Miles From Nowhere", que conta com um solão de guitarra muito bem feito e bem tocado, além de ter um riff que gruda totalmente na cabeça. Também não posso me esquecer do bluesão rápido "Slow Blues", conduzida pela gaita e pelo baixo distorcido, que é simplesmente uma loucura!
Bem, vou resumir o post inteiro em: Baixe agora mesmo! :P
1. Dirt Trap
2. Forsaken
3. Hammer & Tongs
4. Steamroller
5. Miles From Nowhere
6. Zoltana
7. Lonely & Sober
8. Sinner Takes All
9. Sad Man's Quarter
10. Slow Blues
Bill Steer - Vocais, guitarra, gaita, teclados
Leo Smee - Baixo
Ludwig Witt - Bateria
Download (74MB ~ 256kbps)
Bruno Gonzalez