Michael Jackson - Bad (30th Anniversary Edition) [2001]


Meus companheiros já falaram mais do que o necessário sobre Michael Jackson, o rei do pop. sem contar que todos já sabem que o mesmo revolucionou o mundo da música, com seu jeito único de cantar e dançar, além de consolidar o legado da MTV hoje com seus vídeo-clipes.

Infelizmente, o rei do pop faleceu ontem devido á uma parada cardíaca. Então hoje, um dia após a morte de Jackson, encarrego-me de postar um de meus prediletos. "Bad" é o sétimo álbum de sua carreira solo, e teve uma expectativa imensa sobre tal, pois seria o disco sucessor do lendário "Thriller", o disco mais vendido da história. O drama aumentava cada vez mais porque o álbum saiu 5 anos após seu antecessor.

Mas a espera valeu a pena e, como de praxe, rei que é rei nunca perde seu legado - "Bad" vendeu mais de 30 milhões de cópias por todo o mundo, sendo mais de 8 milhões vendidas nos Estados Unidos e mais de 1 milhão no Brasil, ganhando disco de diamante pelas terras tupiniquins. Além disso, nove faixas foram lançadas como singles, tendo 5 delas alcançado o primeiro lugar: I Just Can't Stop Loving You, Man In The Mirror, Bad, Dirty Diana e The Way You Make Me Feel. A versão que trago aqui é a que foi lançada pela Epic em 2001, em comemoração de 30 anos de sua carreira solo, que traz três faixas inéditas: Streetwalker, Fly Away e uma versão em espanhol de I Just Can't Stop Loving You, entitulada Todo Mi Amor Eres Tu.

Musicalmente, nota-se um Jackson muito mais maduro, pois quase todas as composições de "Bad" foram feitas por ele (exceto por Just Good Friends e Man In The Mirror). Temas como abuso sexual (Smooth Criminal), mulheres interesseiras (Dirty Diana) e vida na rua (Bad), além de costumeiras temáticas como amor e diversão foram muito bem abordados por Michael, que se mostrou auto-suficiente e talentoso no processo lírico. O álbum também é a última parceria de Jackson com o produtor e arranjador Quincy Jones, que deu uma baita "guinada" na carreira do astro.

"Bad" conta, como sempre, com uma lista invejável de músicos em seu processo de gravação, tendo como exemplos Stevie Wonder, Steve Stevens e Greg Phillinganes. Ironicamente, uma outra lista de astros negaram participar das gravações quando convidados por Michael, como Whitney Houston, Barbra Streisand e Prince (convidado para acabar com a rivalidade imposta pela mídia mas recusou por "não gostar da letra").

Nessa época, Michael Jackson já mostrava um comportamento excêntrico, que construiu sua imagem de "insano" tida por muitos. Além de ter sido diagnosticado com vitiligo e lúpus pelo tratamento com hidroquinona, para clarear a pele, o rei do pop passou a ter sua imagem afetada cada vez mais pelas cirurgias plásticas que fizera, passou a aparecer em público constantemente com um chimpanzé de estimação (Bubbles) e especulações foram feitas dizendo que ele dormia em uma câmara hiperbárica que retardava o envelhecimento de sua aparência.

Mas isso não determina o nível de genialidade de Michael Jackson, visto que ainda é uma das pessoas mais conhecidas no mundo, um dos artistas mais completos que já pisaram por esse mundo e sua obra será para sempre reverenciada pelos apreciados da boa música. Com vocês, um dos melhores do mestre: "Bad"!

01. Bad
02. The Way You Make Me Feel
03. Speed Demon
04. Liberian Girl
05. Just Good Friends
06. Another Part Of Me
07. Man In The Mirror
08. I Just Can't Stop Loving You
09. Dirty Diana
10. Smooth Criminal
11. Leave Me Alone
12. Streetwalker (Bonustrack)
13. Todo Mi Amor Eres Tu (Bonustrack)
14. Fly Away (Bonustrack)

DOWNLOAD
(82,7mb ~ 192kbps)

Silver