Mesmo depois de perderem o lendário Eric Carr, vítima de câncer pouco tempo antes, em novembro de 1991, eles recebiam a força de Eric Singer, que mesmo nessa época já tinha um curriculum invejável, tendo passado por bandas como Black Sabbath, Badlands, e também tendo acompanhado a turnê solo de Paul Stanley, em 1989; e também recebia outra presença de peso: O sensacional Vinnie Vincent, que havia tocado com os caras entre 1982 e 1983, só que agora numa função diferente, pois Vincent foi chamado apenas para compôr (ele ainda chegou a tocar a intro de "Unholy"), ao lado de Paul Stanley e Gene Simmons.
Para a produção, outro nome de peso: Bob Ezrin, que produziu o clássico "Destroyer" e o controverso "Music From 'The Elder'". Dessa união poderosíssima, só poderia sair algo incrível.
"Revenge" é, na minha opinião, o disco mais forte do Kiss desde "Creatures Of The Night", sendo totalmente esmagador do início ao fim, dando um fim ao Hard Rock modinha que eles tocaram nos discos anteriores, e caindo de cabeça novamente no Heavy Metal poderoso e inconfundível, que só o Kiss mesmo sabe fazer.
Mesmo com a perda de Eric Carr, a banda estava inspiradíssima e entrosada, não se deixando abalar pela morte dele, voltando a tocar com aquela mesma vontade do início da banda, como se quisessem conquistar o mundo novamente, do mesmo jeito que outrora.
O visual também é algo que marca, pois eles abandonaram definitivamente o visual "farofa" dos anos 80, e começaram a se trajar como verdadeiros "Deuses do Rock 'N' Roll", com as tradicionais jaquetas, calças e botas de couro, além de abandonar o laquê e outras coisinhas. [risos]
O álbum revelou grandes clássicos como a poderosa "Unholy"; as sacanas "Take It Off" (quem não se lembra das strippers, nas execuções ao vivo?) e "Domino"; a belíssima "Everytime I Look At You" - que para mim, foi uma tentativa de "Forever 2" -; e a incrível "God Gave Rock 'N' Roll To You II", que por mais que muitos fãs não saibam, ela é um cover da banda Argent, e foi usada como trilha sonora do clássico filme "Bill & Ted's Bogus Journey". Também não posso me esquecer da faixa "Carr Jam 1981", que é uma demo que Eric Carr gravou logo quando entrou para a banda, sendo colocada em homenagem a ele, como última faixa do disco, e as partes de guitarra sendo tocadas pelo Bruce Kulick. Também podemos encontrar um último registro de Eric Carr na "God Gave...", já que ele gravou os backin' vocals da música, pouco antes de morrer.
A turnê do disco foi uma das mais obscuras (e melhores) da carreira do Kiss, tendo shows em clubes pequenos, mas também lotando grandes lugares como o Cobo Hall, em Detroit, um dos lugares da onde foi gravado o clássico "Alive III".
Nem preciso dizer que "Revenge" foi um sucesso, que foi responsável pela ressureição do Kiss, ganhando disco de ouro nos Estados Unidos e Canadá, e também sendo o disco número 1 nas paradas australianas e número 6 nas americanas. Os singles "Domino", "I Just Wanna" e "God Gave Rock 'N' Roll To You II" ocuparam por bastante tempo ótimas posições no ranking de Rock da Billboard, e se tornando freqüentes nos setlists da época, sendo relembradas com muito carinho pelos fãs até hoje, já que até bem pouco tempo, eles tocavam "God Gave..." no final dos shows.
Enfim galerinha, se tem alguém aqui no blog que ainda não conhece Kiss (o que eu acho dificílimo), "Revenge" é perfeitíssimo para se conhecer a banda, para quem não gosta, "Revenge" é perfeitíssimo para se começar a gostar e para quem já gosta, que ouça várias e várias vezes, e se torne um apaixonado pela "Revenge Era", assim como eu sou, e praticamente toda a equipe do blog também é.
1. Unholy
2. Take It Off
3. Tough Love
4. Spit
5. God Gave Rock 'N' Roll To You II
6. Domino
7. Heart Of Chrome
8. Thou Shalt Not
9. Every Time I Look At You
10. Paralyzed
11. I Just Wanna
12. Carr Jam 1981
Paul Stanley - Vocais em 2, 3, 4, 5, 7, 9 e 11, guitarra base
Gene Simmons - Vocais em 1, 4, 6, 8 e 10, guitarra
Bruce Kulick - Guitarra líder (menos em 11), backin' vocals
Eric Singer - Bateria (menos em 2 e 12), backin' vocals (menos em 5)
Eric Carr - Bateria em 12, backin' vocals em 5
Kevin Valentine - Bateria em 2
Dick Wagner - Guitarra líder em 11
Vinnie Vincent - Guitarra na intro de "Unholy"
Download (67,2MB ~ 192kbps)
Bruno Gonzalez