The Rolling Stones - Sticky Fingers [1971]


Atendendo ao pedido do Gabriel, realmente tenho que admitir que, na Combe do Iommi, faltava material de uma das maiores bandas do mundo. Ironicamente, um dos maiores clássicos da música e da própria carreira dos bad boys of rock n' roll, The Rolling Stones, foi lançado pouco tempo após o fim do grupo que era considerada o "oposto" deles, The Beatles. Após a psicodelia presente nos antecessores, o famigerado rock n' roll com raízes calcadas no blues, R&B e country volta com toda a força em um dos maiores sucessos comerciais dos Stones.

"Sticky Fingers", lançado em abril de 1971, é o 13° álbum da carreira dos Rolling Stones e o primeiro a ser lançado na própria gravadora do grupo, a Rolling Stones Records. O disco não se torna só revolucionário por ser o primeiro lançamento do conjunto em sua própria gravadora, mas por conter a primeira aparição do clássico símbolo da língua de fora, feito por John Pasch, além da capa e contra-capa serem feitas pelo histórico e renomado artista plástico Andy Warhol. A história capa foi considerada a melhor capa de todos os tempos pela VH1 e influenciou a capa de "Too Fast For Love", do Mötley Crüe.

Musicalmente, "Sticky Fingers" é uma das peças mais roqueiras já vistas até então, considerando que em 1971 tínhamos poucos expoentes no rock em si e maioria destes envolvia muita psicodelia e complexidade em suas canções. Letras divertidas e cheias de atitude, riffs históricos, solos matadores, cozinha precisa e vocais repletos de personalidade: podemos resumir, assim, esse tremendo discão que obteve muito sucesso desde seu lançamento, ficando em 1° lugar nas paradas americanas, inglesas e australianas, além de conquistar 3 discos multi-platinados, persistindo até hoje como um dos álbuns mais influentes da história do rock.

Fica difícil destacar algo, pois o disco é ótimo do começo ao fim e é um pouco curto, com pouco mais de 45 minutos de duração. Mas é impossível deixar de destacar algumas músicas que se consolidaram como eternos clássicos, como as roqueiras Brown Sugar e Bitch, a extensa Can't You Hear Me Knocking? (com um solo de guitarra fantástico), as baladas Wild Horses e I Got The Blues e as blueseiras You Gotta Move e Dead Flowers (minha predileta do disco). Rock sem frescuras - um must have na coleção de qualquer fã do bom e velho rock n' roll!

Tracklist:
01. Brown Sugar
02. Sway
03. Wild Horses
04. Can't You Hear Me Knocking?
05. You Gotta Move
06. Bitch
07. I Got The Blues
08. Sister Morphine
09. Dead Flowers
10. Moonlight Mile

Line-up:
Mick Jagger - vocal, guitarra, violão, percussão
Keith Richards - guitarra, violão, vocal, backing-vocals
Mick Taylor - guitarra, violão, slide guitar
Bill Wyman - baixo, piano
Charlie Watts - bateria


Silver

Ron Wood e Mick Jagger em 1975