Quiet Riot - Metal Health [1983]


Formado em 1973 por Kevin DuBrow, Randy Rhoads (Ozzy Osbourne) e Kelly Gami, o Quiet Riot é, sem dúvidas, uma das bandas mais lendárias do Heavy Metal. Seu legado permanece até hoje por ter sido a primeira banda de metal a atingir o 1° lugar das paradas americanas. E o álbum que teve a capacidade de chutar "Thriller" do Michael Jackson e "Synchronicity" do The Police do topo das paradas é o mesmo que trago nessa repostagem (agora, em boa qualidade - 320kbps).

"Metal Health", lançado em março de 1983, é um genuíno disco de Heavy Metal com generosas pitadas de Hard Rock. A banda já era bem experiente e contava com uma boa reputação e um relativo sucesso na cena de Los Angeles, além dos seus primeiros discos terem sido lançados no Japão pela CBS Records. Só que "Metal Health" é um divisor de águas na carreira do Quiet Riot por ter sido, definitivamente, o divisor de águas do grupo, por trazer a fama à banda em termos mundiais (especialmente nos Estados Unidos) e gerar uma turnê abrindo para o Black Sabbath, subseqüentemente permitindo que o Riot seja a banda principal e tivesse o Queensrÿche como banda de abertura.

Apesar das formações anteriores do grupo ter contado com o lendário Randy Rhoads e outros competentes músicos, afirmo serenamente que a formação responsável por esse álbum é a melhor que já passou pela banda (e olha que a lista de músicos que passaram pelo Riot é enorme), contando com o também virtuoso Carlos Cavazo na guitarra, o eficiente Rudy Sarzo no baixo e o animalesco Frankie Banali nas baquetas - cujo modo de tocar lembra, em muitos momentos, John Bonham (Led Zeppelin) e Eric Carr (Kiss), além do óbvio Kevin DuBrow.

A faixa de maior sucesso do grupo, ironicamente, é uma releitura de uma canção que nenhum integrante queria gravar por ninguém gostar da versão original: Cum On Feel The Noize, do Slade. Por insistência do produtor Spencer Proffer, a faixa foi gravada e até mesmo os músicos gostaram do resultado final. Ao meu ver, a versão do Quiet Riot é infinitamente superior à do Slade, mesmo eu gostando desta. Toda a energia da banda se resume ali, principalmente nas performances ao vivo da mesma. No entanto é um engano drástico pensar que tanto o álbum como a carreira do grupo se baseia apenas em Cum On Feel The Noize.

O disco proporciona músicas fantásticas, distintas entre si, apresentando maleabilidade e criatividade ímpares - a começar pela clássica Metal Health (Bang Your Head) e as energéticas Slick Black Cadillac (antiga música da banda, originalmente gravada com Rhoads e aqui regravada com Cavazo), Run For Cover e Let's Get Crazy. As baladas Don't Wanna Let You Go e Love's A Bitch, além da mezzo-balada (como diria o saudoso Alvaro Corpse) Breathless, quebram o clima em ótimas partes, mostrando a versatilidade do Riot. Mas, no quesito balada, é impossível bater a emocionante Thunderbird, feita em homenagem ao já falecido Randy Rhoads e onde DuBrow dá um show à parte, tanto na composição como na belíssima interpretação.

Mesmo que o sucesso do Quiet Riot tenha demorado, é um sucesso que veio pra ficar, por se tratar de uma banda revolucionária em aspectos comerciais. Com vocês, uma das pepitas mais valiosas do Heavy Metal! Bang your fuckin' head!

Tracklist:
01. Metal Health (Bang Your Head)
02. Cum On Feel The Noize
03. Don't Wanna Let You Go
04. Slick Black Cadillac
05. Love's A Bitch
06. Breathless
07. Run for Cover
08. Battle Axe
09. Let's Get Crazy
10. Thunderbird

Line-up:
Kevin DuBrow - vocal
Carlos Cavazo - guitarra, backing-vocals
Rudy Sarzo - baixo, sintetizador
Frankie Banali - bateria, percussão, backing-vocals
Chuck Wright - baixo em 1 e 3, backing-vocals
Pat Regan - teclado


Silver

Da esquerda para a direita:
Rudy Sarzo, Frankie Banali (cima),
Carlos Cavazo e Kevin DuBrow (baixo)