O stoner rock/metal e a sua fusão com o poderoso doom metal é um gênero que possui muitos adeptos - porém, até hoje está no underground. Algumas bandas ainda conseguem levar para fora da obscuridade o estilo, como o Kyuss, Monster Magnet, The Sword, entre outras, mas uma das bandas mais tradicionais e que leva o título de ''uma banda absurdamente alta'' é o Electric Wizard.
Fundado em Dorset na Inglaterra pela junção do vocalista e guitarrista Jus Oborn, do baixista Tim Bagshaw e do batera Mark Greening, o debut foi lançado como um power-trio com Oborn nos vocais e guitarra e o time Bagshaw/Greening na cozinha. Essa formação continuou até ''Let Us Prey'' [2002] deixando um legado de ótimos registros e a substituição por músicos também muito competentes, vide a grande guitarrista Liz Buckingham (que já integrou o 13 e é guitarrista do Sourvein). Porém, em 2000, um disco aclamado pela crítica e considerado um dos discos mais viscerais do doom/stoner metal é lançado pelo Electric Wizard, e que é recomendado para que, se você tiver coragem, colocar no volume máximo: o sobrenatural ''Dopethrone''.
Com uma sonoridade mais puxada para o doom metal e a voz de Oborn mais distorcida, ''Dopethrone'' é totalmente acessível para os fãs de uma psicodelia intensa (me apropriando agora dos termos do nosso camarada Bruno Gonzalez) e de música pesada. Os destaques vão para ''Vinum Sabbathi'', a apocalíptica ''Funerapolis'', ''Barbarian'' e as viagens ''Weird Tales'' e ''I, The Witchfinder''.
Clássico, uma verdadeira catarse brutal.
Um ótimo download!
Tracklist:
01. Vinum Sabbathi
02. Funeralopolis
03. Weird Tales
I. Electric Frost
II. Golgotha
III. Altar Of Melektaus
04. Barbarian
05. I, The Witchfinder
06. The Hills Have Eyes
07. We Hate You
08. Dopethrone
Line-up:
Jus Oborn - Vocal, guitarra
Tim Bagshaw - Baixo
Mark Greening - Bateria
Download: Electric Wizard - Dopethrone [2000]
By Alvaro Corpse