"Grito Suburbano" é um marco da música nacional, pois é, definitivamente, o primeiro LP de Punk Rock brasileiro, que é uma compilação das bandas Olho Seco, Inocentes e Cólera, que viriam começar a fazer sucesso e arrumar seguidores com este disco.
Embora a produção seja precária, o disco vale como registro histórico e também para matar a curiosidade, já que muita gente ainda não ouviu este discão.
E, nas palavras de Clemente, líder dos Inocentes:
“Quando o grito foi dado e ecoou pela periferia e subúrbio de São Paulo, o movimento punk paulista ainda crescia e tomava as dimensões que o tornariam conhecido em todo o mundo. Olho Seco, Cólera e Inocentes foram as primeiras bandas do movimento a registrar seu trabalho em vinil, as dificuldades eram muitas, pouca gente tinha experiência em gravar rock na época, imagine punk rock, não haviam técnicos e os produtores não tinham ideia de como chegar ao som pretendido pelas bandas, aliás, nem elas. Os recursos eram poucos o estúdio tinha apenas 8 canais, os intrumentos não ajudavam, não havia muita grana e por isso o tempo era reduzido, apenas dois períodos de 6 horas pra gravar e mixar as tres bandas. A qualidade não é das melhores, é claro que se comparado a aos dias de hoje, o Grito Suburbano não passaria de uma demo tape mal gravada, mas o Grito é muito mais do que apenas um disco, é o registro sonoro de uma época que continua pairando no ar até hoje.”
E, assim, encerro meu post de hoje, sem precisar falar mais nada. Apenas, recomendo ao extremo o download deste álbum sensacional, que demonstra toda a fúria punk da periferia paulistana.
Tracklist:
1. Desespero (Olho Seco)
2. Sinto (Olho Seco)
3. Medo De Morrer (Inocentes)
4. Garotos do Subúrbio (Inocentes)
5. João (Cólera)
6. Gritar (Cólera)
7. Lutar, Lutar (Olho Seco)
8. Eu Não Sei (Olho Seco)
9. Morte Nuclear (Inocentes)
10. Pânico em SP (Inocentes)
11. Subúrbio Geral (Cólera)
12. Hei (Cólera)
Download (18,1MB ~ 128kbps)
Bruno Gonzalez