Após o prematuro fim do Lynyrd Skynyrd em 1977, causado pelo famoso acidente de avião que vitimou Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines, o qual o povo do blog já deve estar careca de conhecer, pois já contei 1 milhão de vezes (risos), Allen Collins e Gary Rossington resolvem montar um novo projeto em 1979, que contaria com a ajuda de seus companheiros de banda (Leon Wilkeson e Billy Powell), com o guitarrista Barry Harwood, com o baterista Derek Hess e com a sensacional vocalista Dale Krantz, que se casaria com Gary Rossington após o fim desta banda, integrando o Lynyrd Skynyrd hoje em dia.
Com o super-grupo montado, eles lançam "Anytime, Anyplace, Anywhere", em 1980, que é o álbum que lhes trago hoje. Eles ainda lançariam "This Is The Way", que futuramente será postado aqui no blog.
O álbum traz o que Collins e Rossington sabiam fazer de melhor juntos: Southern Rock direto, sem frescuras, com melodias belíssimas, muita técnica e muitíssimo feeling. Ao contrário do Skynyrd, que tinha uma imensa influência do Rock Britânico em seu som, a Rossington Collins Band vinha com um Rock N' Roll mais regional, colocando o Blues e o Country em muitíssima evidência, e até algumas guitarras "funkeadas", além de ter uma pequena influência de Rhythm & Blues, em algumas músicas, mostrando claras influências de bandas como os Allman Brothers Band.
Algumas curiosidades sobre o período pré-banda:
Allen Collins quase teve um braço amputado após o acidente, se recuperando milagrosamente.
Artimus Pyle faria parte dessa banda, chegando a participar dos primeiros ensaios, porém, sofreu um acidente de carro grave pouco tempo depois, quebrando "fodidamente" a sua perna, o que o impossibilitou de tocar bateria por um bom tempo.
O Lynyrd Skynyrd era cogitado para voltar em 1979, quando a banda se reuniu (com exceção de Leon Wilkeson) para tocar uma versão instrumental de Free Bird, porém, Gary Rossington e Allen Collins preferiram manter a memória dos integrantes falecidos e decidiram por chamar Dale Krantz para os vocais. Ela era uma das backin' vocals do .38 Special.
Assim como o Skynyrd, a Rossington Collins Band sempre encerrava seus shows tradicionalmente com Free Bird. Era a única música do Skynyrd que eles faziam questão de ter em seu setlist, sempre executada em versão instrumental e em forma de tributo aos integrantes que morreram.
Os destaques deste maravilhoso álbum, ficam com "Prime Time", "Don't Misuderstand Me", "Getaway", "Misery Loves Company" e "Sometimes You Can Put It Out", porém, recomendo muita atenção ao álbum inteiro, que, como já se pode esperar de Allen Collins e Gary Rossington, é cheio de técnica e feeling.
Discão!
Tracklist:
1. Prime Time
2. Three Times As Bad
3. Don't Misuderstand Me
4. One Good Man
5. Opportunity
6. Getaway
7. Winners And Losers
8. Misery Loves Company
9. Sometimes You Can Put It Out
Dale Krantz - Vocais
Gary Rossington - Guitarra líder e base
Allen Collins - Guitarra líder e base
Barry Harwood - Guitarra base, vocais
Billy Powell - Piano
Leon Wilkeson - Baixo
Derek Hess - Bateria, percussão
Download (63,9MB ~ 192kbps)
Bruno Gonzalez