Renegade - Ravages Of Time [1994]

Surgido no fim dos 80, na Suécia, o Renegade é mais uma das bandas que surgiram após o "fim" do Hard Rock, que já tinha sido completamente demolido pelo Grunge e pelo Rock Alternativo. Fazendo um som energético, e em alguns momentos até dando uns pequenos flertes com o Power Metal, o Renegade fez algum sucesso pela Europa e Japão, chegando a lançar 3 discos, sendo este, o segundo deles e o único que eu achei pela net há alguns anos, já que até no Google é difícil arrumar informações sobre a banda.
Foi liderada pelo ótimo vocalista Magnus Tallaker, que mostra um puta vozeirão no meio das guitarras cruas de Mats Ottosson e Thomas Kullman e dos teclados muitíssimo presentes de Per Billengren, que dão todo o toque oitentista para a banda.
O álbum teve uma vendagem considerável, ultrapassando a marca de 30 mil cópias vendidas na Ásia e outros 30 mil por toda a Europa, o que ainda deu ânimo para a banda produzir mais um álbum até o seu fim alguns anos depois.
O álbum, como já mencionei traz um Hard Rock muitíssimo cru, e devo mencionar os teclados, que se destacam MUITO, porém, mantém-se sempre coeso com o resto dos instrumentos, não dando a impressão da banda inteira tocar uma coisa e o tecladista outra totalmente diferente, e, por causa dos teclados e da bateria, o som chega a dar uma impressão de Power Metal em certas horas, com os ótimos agudos de Magnus Tallaker.
Os destaques, por sua vez, ficam com "No Limit" e "Billion Dollar Brain", que abrem o álbum à mil; a energética "Crazy", mostrando um Hard Rock poderosíssimo; a faixa-título "Ravages Of Time", que é uma grande música estilo Hair Metal 80's, com refrão e riffs poderosos, ótima pra bater cabeça; as baladas "Why Baby Why" e "When I Call Your Name", com um feeling de dar inveja; e finalmente "Don't Drive Drunk", uma música totalmente chutadora de bundas, que encerra o álbum com uma energia fodida, daquelas que deixam o ouvinte com vontade de ouvir o álbum todo de novo. [risos]
Enfim... Um Hardão de primeiríssima qualidade, pra se ouvir no último volume (nota 10 é pouco) e, com certeza, se a banda tivesse surgido no meio dos anos 80, teria feito muitíssimo sucesso.
Se você gosta de Hard Rock bem tradicional, não perca esta pérola!

PS: Para vocês terem idéia do quanto a banda NÃO é conhecida, vejam o site oficial deles e confiram toda a modernidade dos dias atuais! [risos]
http://home.swipnet.se/~w-13819/


Tracklist:

1. Intro
2. No Limit
3. Billion Dollar Brain
4. Get The Hell Out Of Here
5. Why Baby Why
6. Scrambled
7. Ravages Of Time
8. Homeland
9. Crazy
10. When I Call Your Name
11. Sourcream N' Onions
12. Bye Bye Girl
13. Don't Drive Drunk

Line-up:

Magnus Tallaker - Vocais
Mats Ottosson - Guitarra líder
Thomas Kullman - Guitarra base
Haakan Jardmo - Baixo
Per Billengren - Teclados
Fredrik Grahn - Bateria

Download (77,3MB ~ 192kbps)

Bruno Gonzalez