Warrel Dane - Praises To The War Machine [2008]

Eu tenho quase certeza em dizer que uma das primeiras coisas que os fãs de heavy metal pensam em ouvir falar de bandas como Sanctuary e Nevermore. Eu posso estar drasticamente errado, mas esse nome dessa coisa é Warrel Dane.
Nascido como Warrel G. Baker em 7 de abril de 1969, Dane é dono de uma incrível voz que possui uma impressionante singularidade, feeling e técnica. Desde o seu início de carreira com a demo ''Released From The Crypt'' [1983] na longínqua banda Serpent's Knight, Dane conquistou vôos altos com ''Refuge Denied'' [1987] e ''Into The Mirror Black'' [1990], ambos trabalhos do Sanctuary, e quando a banda se dissolveu, Dane e seu companheiro de banda, o baixista Jim Sheppard resolveram fundar o Nevermore, que desde o debut se tornaria um marco do heavy metal.
Desde 2007, ''Praises To The War Machine'', o primeiro album solo de Dane vêm sendo escrito e gravado até que, em 25 de abril de 2008, ele foi lançado. E como o Nevermore, o album possui uma sonoridade de puro metal, mas de difícil rotulação.
O album contém 13 excelentes faixas e é um dos meus preferidos do ano, com músicos de primeira e composições de arrepiar, do tanto que são belas. ''When We Pray'' começa devastando tudo e expõe uma questão religiosa muito interessantes nas letras.
Depois vem as ótimas ''Messenger'' (com participação do grande guitarrista e companheiro de Dane no Nevermore, Jeff Loomis) e ''Obey'' (muito marcante!) e o cover totalmente metal da banda de gothic rock Sisters Of Mercy, ''Lucretia My Reflection'', onde as linhas de baixo são substituídas pelas de guitarra e ganha uma roupagem mais pesada graças ao instrumental e o vocal poderoso de Dane. ''Let Me Down'' (com participação de Chris Broderick, atual guitarrista do Megadeth) dá a deixa para a maravilhosa ''August'', com uma letra melancólica e instrumental derruba-casarão. ''You Chosen Misery'', uma bonita balada, dá espaço para ''The Day The Rats Went To War'' entrar com todo o destaque para as letras críticas e ácidas sobre economia e política de Dane e que conta com a participação de outro ás da guitarra: James Murphy, que já trabalhou com Testament, Death e Obituary.
''Brother'', a única faixa que virou clipe até agora, é uma daquelas semi-baladas, que trata sobre o irmão de Dane, ausente desde a morte da mãe de ambos. Uma bela canção, com uma letra muito bem escrita e instrumental idem, Dane encontra o seu ápice aqui, simplesmente detonando tudo.
Depois do cover de Paul Simon, a ótima ''Patterns'', ''This Old Man'' é mais outra excelente balada e o disco termina no máximo com ''Equilibrium''.
Um excelente disco, que mostra o quão talentoso é Warrel Dane, seja lá atacando como letrista, compositor e, principalmente, vocalista. E que venham muitos outros!

Tracklist:
1. When We Pray
2. Messenger
3. Obey
4. Lucretia My Reflection (The Sisters Of Mercy Cover)
5. Let You Down
6. August
7. Your Chosen Misery
8. The Day The Rats Went To War
9. Brother
10. Patterns (Paul Simon Cover)
11. This Old Man
12. Equilibrium

Line-up:
Warrel Dane - Vocais
Peter Wichers - Guitarra e baixo nas faixas 1, 2, 3, 5, 7, 8, 9 e 11
Matt Wicklund - Guitarra e baixo nas faixas 4, 6, 10, 12 e 13
Dirk Verbeuren - Bateria
James Murphy - Guitarra em ''The Day The Rats Went To War''
Jeff Loomis - Guitarra em ''Messenger''
Chris Broderick - Guitarra em ''Let You Down''

Download: Warrel Dane - Praises To The War Machine [2008]

By Alvaro Corpse