Evergrey - Recreation Day [2003]

O post de hoje é simplesmente fantástico, principalmente para os que curtem power/prog metal: ''Recreation Day'', da banda Evergrey, liderada pelo ''quase sobrenatural'' vocalista e guitarrista Tom S. Englund. Sem exagero, o cara canta pra caramba!
A banda, formada em 1996, Gotemburgo, Suécia, apresenta o que há de melhor do power/prog desde o debut ''The Dark Discovery'' [1996] e vem lançando excelente discos e todos muito aclamados pela crítica: bons exemplos são ''In Search Of Truth'' [2001], ''The Inner Circle'' [2004] (o meu disco preferido deles) e o próprio ''Recreation Day'', discos recheados de hits. A entrada do guitarrista Henrik Danhage em 2000 devido a conseqüente saída do seu antecessor e membro-fundador, Dan Bronell, deu inicio a uma seqüencia de clássicos do power/prog metal e do metal em geral, como ''The Masterplan'', ''A Touch Of Blessing'', ''Blinded'', entre outros. Só pra constar, o último disco deles lançado atualmente é ''Torn'' [2008].
Então, vamos para o disco. O album possui excelente letras, todas ligadas num conceito falando sobre reformas pessoais baseado em diversas esferas: a ''cegueira'' criada a partir da fúria e do desejo de vingança, a luta contra a morte, solidão, depressão, perda, etc. A pancadaria começa com ''The Great Deceiver'', mostrando as características estruturais da banda, se alternando entre linhas mais complexas e simples até as que apresentam mais crueza e melodia. Tudo na velocidade máxima.
Logo após, vem ''End Of Your Days'' e que mostra uma marca incomparável do Evergrey: melodias, letras e refrões que realmente ''grudam'' na cabeça, é simplesmente impossível esquecer essas canções (principalmente desse disco) facilmente. Depois vem a ótima ''As I Lie Bleeding'' e em seguida, a faixa-título. Pode parecer exagero, vindo de um membro do blog que é muito fã dessa banda, mas essa é uma das melhores faixas-título que eu já ouvi. Essa fantástica canção, fala sobre ''o fundo do poço'' e que apesar de todo o progresso feito contra a tristeza e depressão, todo dia é um novo dia, entretanto, o começo de um dia de recriação.
Então, começa a boa ''Visions'', depois vem a cativante power ballad ''I'm Sorry'' seguida pela outra excelente canção, ''Blinded'' (cujo clipe foi exibido à exaustão na Headbangers Ball da MTV), e finalizando com ''Your Darkest Sin'' e as fenomenais ''Madness Caught Another Victim'' e ''Unforgivable''.
Um excelente disco de uma banda relativamente nova, que carrega com muito orgulho e talento o estandarte do metal, e que, sem dúvida, é um verdadeiro clássico para os amantes do estilo, para os headbangers em geral ou para alguem que simplesmente gosta de música de alta qualidade.
Um ótimo download!

Nota: Trago-lhes uma bonus track que foi lançada na versão limitada, ''Trilogy Of The Damned'', que é um medley de ''As Light Is Our Darkness'' do ''The Dark Discovery'' [1998], ''Words Mean Nothing'' e ''The Shocking Truth'', ambas do album ''Solitude, Dominance, Tragedy'' [1999].

Tracklist:
1. The Great Deceiver
2. End Of Your Days
3. As I Lie Here Bleeding
4. Recreation Day
5. Visions
6. I'm Sorry
7. Blinded
8. Fragments
9. Madness Caught Another Victim
10. Your Darkest Hour
11. Unforgivable
12. Trilogy Of The Damned (Bonus Track)

Line-up:
Tom S. Englund - Vocais, guitarra
Henrik Danhage - Guitarra
Michael Hakansson - Baixo
Patrick Carlsson - Bateria
Rikard Zander - Teclados
Carina Kjellberg - Todas as vozes femininas
Mercury Choir (coro da Igreja Católica Sueca) - Coro

Download: Evergrey - Recreation Day [2003]

By Alvaro Corpse