Amado por uns, odiado por outros, comentado por todos e polêmico acima de tudo: é o resumo curto e grosso sobre o Oasis.
A banda surgiu em 1991, em Manchester, sob a liderança de Noel e Liam Gallagher, que talvez sejam os irmãos mais famosos da história do Rock: brigam, arrumam confusão, falam o que dá na telha, brigam entre sí, mas no final, se entendem, ou simplesmente se aturam!
Pretensiosos e convencidos, os irmãos se auto-entitulam como "Os Beatles dos anos 90, ou melhor que eles". Ironicamente, os Beatles são suas maiores influências assumidas, o que se nota através da música (talvez sejam realmente os Beatles modernizados), modo de se vestir (que lembra muito a segunda fase da banda), temática das letras (que também se assemelham muito às composições dos Beatles, em especial, a segunda fase da banda), menos nos ideais: Se nos Beatles tínhamos John Lennon, como um pacifista e Paul McCartney como um romântico, no Oasis temos Liam Gallagher - que antes do início da banda, jamais tinha tocado algum instrumento - e Noel Gallagher - que é responsável por 90% dos escândalos da banda, pois não tem a menor noção do que fala (embora de vez em nunca, ele fale algo consciente).
"(What's The Story) Morning Glory?" é o segundo álbum da banda e seu maior sucesso comercial, visto que se trata de um marketing assumido da banda, que levava o lema: "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim!".
Porém, podemos esperar coisas ótimas deste álbum, visto que é uma OBRA-PRIMA, em todos os sentidos, pois se trata de um Rock N' Roll, que por incrível que pareça, soa descompromissado e espontâneo, como dá pra notar claramente em faixas como "Hello", "Some Might Say", "Cast No Shadow" e "Morning Glory". Mas, os principais fatores que dariam o status de obra-prima à este álbum, são duas baladas em especial: "Wonderwall" e "Don't Look Back In Anger", que virariam hinos, super-hits e músicas indispensáveis para qualquer roqueiro da época, sendo reconhecidas até hoje, inclusive, pelos fãs novos da banda. Pegando carona com esse enorme sucesso, temos a canção "Champagne Supernova", que também estouraria, se tornando outro grande hit da banda - não tão forte quanto "Wonderwall" e "Don't Look Back In Anger", mas também poderoso, fazendo o disco ultrapassar facilmente a "singela" marca de 20 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro e também mostrando que Noel Gallagher, apesar de toda a polêmica, é um grande compositor.
Enfim, acho que não me sobra mais nada a falar sobre este maravilhoso álbum e sobre esta maravilhosa banda, a não ser o conselho principal: BAIXE AGORA!
Nota: Os arquivos não estão em ordem, porém, está incluído um arquivo ".m3u", que se trata de uma playlist pronta, com as músicas na ordem exata do álbum.
Tracklist:
1. Hello
2. Roll With It
3. Wonderwall
4. Don't Look Back In Anger
5. Hey Now
6. Untitled 1
7. Some Might Say
8. She's Electric
9. Morning Glory
10. Untitled 2
11. Champagne Supernova
Line-up:
Liam Gallagher - Vocais
Noel Gallagher - Guitarra líder, piano, vocais em "Don't Look Back In Anger"
Paul "Bonehead" Arthurs - Guitarra base, piano
Paul McGuigan - Baixo
Alan White - Bateria, percussão
Download
Bruno Gonzalez